segunda-feira, outubro 31, 2005

Nascer - por Liannara Patrícia Castro Duarte

nas.cer v.int (lat vulg * nascere, por nasci) 1. Começar a ter vida exterior; vir à luz, sair do ovo ou do ventre materno.v.t.i 2. Vir por geração; descender: V.t.i 3. Proceder, provir, derivar: 4. Vir ao mundo com certas qualidades especiais. V.t.i 5. Ser fadado a; ter vocação ou aptidão para. 6. Brotar da terra; germinar: v.int 7. Apontar, romper. V.t.i 8. Ter começo ou origem v.int 9. Começar a surgir, aparentemente, no horizonte. 10. Gerar-se, ser inventado; surgir. V.t.i 11. Aparecer, formar-se .

Delicioso som... Nascer.Ainda ontem eu vi o sol, pela manhã mansamente iluminado horizontes. Os raios de luz refletidos nas gotas de orvalho, os pássaros voando e sentido o seu calor. Com os meus pés afogados em luz lembrei que nascer é mais que a criação dos corpos existenciais superiores do SER.
A vida surgiu no planeta há mais ou menos 3,5 bilhões de anos. A vida nasceu. Uma pintura nasce com tintas. O homem de uma mulher. Um bicho de uma fêmea, de um ovo. O primeiro acorde da canção nasce. Um sentimento nasce. Uma planta nasce. Nascem as idéias, talvez um parto difícil, de fugir do cartesiano. Nascem os vícios. Nascem os medos.
Nascer angustia e renova as esperanças. Palavra carregada de simbologia. Afrodite com seu encanto pérfido faz nascer os desejos inquietos, não foi esse seu presente a Pandora?
O sol nasce pela manhã [não sabe até quando]. Melhor aproveitar enquanto ele vem todo o dia, mesmo que se esconda no céu de chumbo...

Nenhum comentário: